Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2018

PneuGrafismo: um destino inteligente e criativo para pneus velhos

Uma ação que une criatividade e consciência sustentável tem mobilizado estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho de Campo Bom. Alunos de várias faixas etárias se uniram na luta contra o descarte irregular de pneus velhos para transformar o que seria um “estorvo” para o meio ambiente em um aliado na limpeza da cidade. Assim é o projeto PneuGrafismo, uma ação realizada pela Escola 25 de Julho em parceria com o Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU), através da qual estudantes transformam pneus velhos em lindas lixeiras personalizadas.
Para executar o projeto, os alunos são divididos em grupos e, durante duas horas por semana, no turno oposto das aulas, trabalham com os pneus. Em alguns dias da semana eles saem a campo, em busca de lugares de possível descarte irregular, como em terrenos baldios e lugares próximos ao rio, e garimpam esses pneus que são levados até a escola, onde são limpos e cortados para serem montados um sobre o outro, na altura de uma lixeira. O fundo é feito com uma tela, para que não acumule água parada. Tudo utilizando materiais que seriam descartados.
Numa segunda etapa, é promovida a pintura das lixeiras pelos alunos, com a supervisão do oficineiro das turmas de grafite do CEU, Jasom Souza. “Um dos objetivos desse projeto é inserir os alunos que picham e que sujam, introduzindo eles na oficina de grafite para, com isso, passar a eles que, ao invés de destruir, é possível construir e até criar uma profissão”, afirma a diretora da escola 25 de Julho Silvia Soares.
O grupo ainda é composto por monitores que auxiliam alunos com dificuldades de acompanhar o conteúdo em sala de aula e alunos com Necessidades Educativas Especiais, portadores de Síndrome de Down, deficiência múltipla, epilepsia, deficiência intelectual, imaturidade neurológica e autismo.
A ideia foi trazida pela vice-diretora Maristela Pretto Ritter, que ao viajar para Salvador, se deparou com lixeiras feitas de pneus. O objetivo é de no futuro implantar essas lixeiras também em outros pontos de Campo Bom, como nas ciclovias e em praças. O PneuGrafismo faz parte do projeto EcoWeb, também desenvolvido pela professora Margarida Telles da Cruz, que associa Educação Ambiental às Tecnologias de Informação e Comunicação, assim os alunos de 2° ao 9° ano, interagem com as tecnologias em prol da educação sustentável.
Um problema preocupante
O acumulo e descarte irregular de pneus usados tem sido um grande problema para o meio ambiente. Para se ter uma ideia, a decomposição de um pneu no meio ambiente é de aproximadamente 600 anos. De acordo com uma pesquisa feita pelo site Dinâmica Ambiental, no Brasil a produção de pneus é de 40 milhões de unidades por ano e a geração de pneus velhos é de 160 milhões de unidades pelo mesmo período.
Foto: Patricia Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário