Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Audiência pública sobre Plano Diretor

Na noite de quarta-feira, 22, a Prefeitura promoveu, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública relativa a apresentação do Plano de Trabalho de Reavaliação do Plano Diretor de Campo Bom, que está sendo realizado pela empresa Latus Consultoria Pesquisa e Assessoria de Projetos Ltda. Na ocasião, a empresa explicou quais os principais enfoques e apresentou as novas diretrizes que darão rumo ao desenvolvimento do da cidade.
O encontro foi um momento em que a equipe técnica do Poder Executivo pôde colher sugestões dadas pelos participantes para melhoramento dos temas abordados no plano. Estavam presentes no evento representantes do Poder Público, de associações, entidades e da sociedade como um todo. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar fazendo considerações, sugestões e questionamentos.
"É importante termos uma visão de futuro para a cidade, pensar Campo Bom para os próximos 10, 20 anos. É essencial termos esse tipo de debate, com propostas que vão nortear o crescimento e desenvolvimento da cidade, para que seja de forma ordenada e organizada", definiu o prefeito Luciano Orsi.
Segundo o secretário-Geral de Governo e Secretário de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, Patrick Ruppenthal, o Plano Diretor "é o instrumento básico das políticas territorial e social da cidade. Ele será o ponto de partida para o que se pretende com o crescimento e desenvolvimento de Campo Bom nos próximos anos."
Sobre o Plano Diretor
O coordenador do Departamento de Planejamento da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, Luiz Carlos Villa Real explica que esse processo segue um plano de trabalho que teve início em julho e deve seguir por 8 meses. "As próximas reuniões serão de reconhecimento da cidade, leitura técnica, leitura comunitária, 4 reuniões regionais, reuniões com seguimentos da sociedade, análise de legislação atual, concepção estratégica e macrozoneamento, 2º audiência pública, redação do projeto de lei e a Conferência Municipal”, explica Villa Real. 
O Plano Diretor é um instrumento de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana. Prevista pelo Estatuto das Cidades, a revisão deve ser feita a cada 10 anos e conta com a participação da sociedade no debate dos temas: uso e ocupação do solo e infraestrutura; mobilidade urbana; habitação e regularização fundiária; meio ambiente; educação, esporte, lazer e segurança pública; e desenvolvimento social e saúde.
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário