Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Sábado é o dia D de Vacinação contra a pólio e o sarampo


Neste sábado, 18, ocorre em todo o país o Dia D de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo. Em Campo Bom, a ação acontece em em 12 unidades básicas de saúde (incluindo o Centro Materno Infantil), das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, com exceção das unidades do Mônaco e do Imigrante Norte, onde não haverá atendimento em função de estarem em reformas.
Para quem ainda não vacinou seu filho contra o sarampo e a poliomielite, neste sábado será uma boa oportunidade. A campanha de vacinação que iniciou dia 6 e segue até o dia 31 de agosto imuniza contra algumas das doenças mais graves e que podem causar sequelas permanentes no desenvolvimento saudável da criança.
É importante que os pais levem as carteiras de vacinação de seus filhos para manterem atualizadas e em dia  e quem ainda não tem ou perdeu a carteirinha de vacinação, não deve deixar de procurar atendimento. Lembrando que todas as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber as vacinas e é de total responsabilidade dos pais se certificarem que estejam imunizadas, pois é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o que torna obrigatória a vacinação, ou seja, não vacinar é crime.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apenas 15% das crianças no Município de Campo Bom, até o momento, foram vacinadas, o que preocupa. "As pessoas devem entender que sarampo e poliomielite são altamente contagiosas. Mas é possível prevenir através da vacina”, afirma a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário