Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Campo Bom terá novas paradas de ônibus com energia solar

Campo Bom passará a contar com paradas de ônibus equipadas com lâmpadas autossuficientes, abastecidas por placas de energia solar fotovoltaica. A Administração Municipal licitou 100 novas paradas de ônibus, abrigos em estrutura metálica que oferecerão, além de proteção e conforto aos usuários enquanto eles esperam a hora de embarcar, uma solução autossustentável em relação ao consumo de energia.
A energia gerada pelas placas fotovoltaicas instaladas nas paradas, será usada para iluminar o ambiente, fornecendo energia a lâmpada de LED instalada na parada. O abrigo contará com assentos, além de um espaço destinado a P.C.R (Pessoa em Cadeira de Rodas). Haverá ainda um local junto a um dos pilares destinado às informações sobre itinerários e horários de ônibus. Outra novidade é que as estruturas contarão com um painel lateral destinado a publicidade, sendo que os valores arrecadados pelos anúncios publicitários serão revertidos para a manutenção das paradas.
As primeiras 20 paradas devem começar a ser instaladas pela Prefeitura em setembro, ao longo da Av. Brasil e Av. dos Municípios, com investimento de cerca de R$ 120.00,00. No total forram licitadas 100 paradas que serão desenvolvidas e implantadas pela empresa Metal Elétro Pó.
De acordo com o prefeito Luciano Orsi, o processo de melhoria conta também com a revitalização de duas grandes paradas centrais da cidade, localizadas na Avenida Brasil, próximas ao Banco Santander. “Iremos instalando as novas paradas gradualmente, incluindo nos bairros, e os modelos antigos, que estiverem em boas condições, serão revitalizados e recolocados em pontos da cidade a serem definidos. Além de oferecer mais conforto aos usuários de ônibus, as novas paradas reduzem custos operacionais de manutenção”, define Orsi.
Saiba mais
A cobertura será composta por telha metálica e as dimensões básicas dos abrigos são de 4,00 de largura por 1,80 de profundidade, mas os abrigos poderão sofrer variação de profundidade em virtude da adequação aos diferentes tamanhos de passeio público existentes no município. O escoamento das águas pluviais ocorrerá através de uma calha prevista na cobertura, que terá saída através de um dos pilares de sustentação. O fechamento traseiro previsto para o abrigo consiste em um painel metálico venezianado, permitindo ventilação e proteção contra chuva ou raios solares.
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário