Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

SMEC promove Mostra de Projetos na 6º Semana da Ciência e Tecnologia


Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, estimular e promover o estudo das Ciências e suas Tecnologias, além de identificar talentos e incentivar o seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Essa é a intenção da Mostra de Projetos que acontecerá durante a 6º Semana da Ciência e Tecnologia, ação promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Campo Bom, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2018, oportunizando aos estudantes e aos Educadores das Escolas Públicas Municipais, Estaduais e Privadas, uma vitrine de ações educativas através da experiência dos estudantes.
O evento é gratuito e aberto para escolas das três redes de ensino do município e comunidade. A mostra ainda conta com a pareceria do SESI que nos dias 28 a 30 de agosto, das 8h30min às 20h trará o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC para Campo Bom, com inúmeras atividades para serem vivenciadas, dentre elas: Minicinema 3D, Planetário e diversos experimentos, incluindo o Giroscópio Humano que simula os movimentos de um astronauta no espaço.
Para o prefeito Luciano Orsi, divulgar a importância das ciências e suas tecnologias para a vida de cada indivíduo e para o desenvolvimento sustentável, destacando e valorizando os trabalhos realizados nas escolas do município, são alguns dos objetivos da mostra. “Essa é a uma grande oportunidade para os jovens mostrarem seu talento, tornando-os mais próximos da ciência e do desenvolvimento tecnológico”, afirma Luciano Orsi.
Já a titular da SMEC, Simone Schneider, ressalta que a mostra promove metodologias que favorecem a pesquisa, a interação social. “A capacidade de comunicação, além do trabalho em grupo, ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, e na descoberta do prazer de aprender,” afirma Simone.
Saiba mais sobre a Mostra
A organização da Mostra de Projetos da 6º Semana da Ciência e Tecnologia ficará a cargo de uma comissão organizadora composta por servidores municipais vinculados à SMEC e às instituições convidadas, a serem formal e previamente designados. Os projetos a serem divulgados, avaliados, e eventualmente premiados na Mostra, deverão ser previamente inscritos.
A mostra destina-se aos estudantes e professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas do município, e os projetos nela apresentados devem contemplar a ciência e suas aplicações no cotidiano, o uso adequado das tecnologias, e a interdisciplinaridade. Todos os participantes da categoria “A” ganharão medalha de participação. As Escolas responsáveis pelos projetos vencedores receberão os seguintes prêmios nas categorias “B”, “C”, “D” e “E”.
1º (primeiro) lugar: - troféu e medalhas;
2º (segundo) lugar: - troféu e medalhas;
3º (terceiro) lugar: - troféu e medalhas;
O primeiro colocado da categoria “B”, os primeiros e segundos colocados das categorias “C” e ‘D”, receberão credencial para participar da Mostratec Júnior (Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental) organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo.
Programação 6ª Semana da Ciência e Tecnologia / 2018
Mostra de Projetos
Local: Ginásio do CEI
28/08
8h: Abertura Oficial
8h30min às 11h / 13h30min às 15h30min / 19h às 21h: Apresentação dos Projetos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
29/08
8h às 10h / 13h30min às 16h30min: Apresentação dos Projetos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
18h: Entrega da Premiação para os Projetos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
30/08
14h às 17h: Apresentação dos Projetos da Educação Infantil – Pré-Escola
18h: Entrega da Premiação para os Projetos da Educação Infantil – Pré-Escola
III FESTCINE 31
Local: Auditório Marlise Saueressig
28/08
19h: Momento Cultural CORAL VOZES DA CIDADE
19h20min às 21h: Exibição dos Curtas
29/08
8h às 11h: Exibição dos Curtas
13h30min às 16h30min: Exibição dos Curtas
30/08
8h às 11h: Exibição dos Curtas
13h30min às 16h30min: Exibição dos Curtas
31/08
19h às 21h: Cerimônia de Premiação
Agendamentos através do e-mail nucleotvrevolucao@gmail.com ou pelo telefone 9997 55198 (Profº Marlon)
MUSEU ITINERANTE DA PUC
Local: SESI
28/08
8h às 20h: Com mais de 60 experimentos para visitação, cinema 3d, oficinas de saúde, robótica entre outras atividades.
29/08
8h às 20h: Com mais de 60 experimentos para visitação, cinema 3d, oficinas de saúde, robótica entre outras atividades.
30/08
8h às 20h: Com mais de 60 experimentos para visitação, cinema 3d, oficinas de saúde, robótica entre outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário