Páginas

sábado, 18 de agosto de 2018

Estudantes representam Campo Bom no programa Deputado por um Dia


Aproximar e estimular o desenvolvimento de liderança dos jovens junto ao parlamento gaúcho. Esse foi o objetivo a 50ª edição do Programa Deputado por um Dia, promovido pela Assembleia Legislativa do RS. Na segunda-feira 13, onze alunos da Emef Morada do Sol, participaram da Sessão Plenária do Estudante representando Campo Bom. Os alunos atuaram como deputados, coordenados pela professora Fabiane Aline Barbosa, intitulados por eles de o "Partido Democrático Estudantil Campo-bonense".
Os estudantes foram recepcionados, pela manhã, pelos organizadores do programa, quando receberam seus crachás e orientações sobre as atividades do dia. O aluno Erik Acilon Alves, Deputado líder, entregou o Projeto de Lei que foi elaborado por eles, que “institui o Grêmio Estudantil nas escolas da rede pública do RS”, para cadastramento. Em seguida, participaram da abertura oficial do programa, com o pronunciamento da Deputada Regina Becker Fortunati e uma apresentação cultural. 
Já na parte da tarde, aconteceu a sessão plenária do estudante, onde cada deputado líder dos cinco partidos inscritos, apresentou o projeto de lei elaborado pela sua escola, para ser discutido e votado por todos os participantes. Encerrando a votação, um deputado representante de cada partido, falou sobre a experiência de ter participado do programa e passou-se ao sorteio das cinco escolas que participarão na próxima edição.
Segundo a Deputada Estudante Priscila Gomes, representante da Emef Morada do Sol "participar do Deputado por um Dia foi uma experiência única, de grande aprendizado, uma oportunidade incrível, que poucos tiveram. De poder estar mostrando nosso projeto e nossas ideias. Todos os projetos trazem à tona a democracia, e isto é muito bom,” fala Priscila.
Sobre o programa Deputado por um Dia
A escola Morada do Sol foi uma das cinco unidades de ensino escolhidas em todo o Estado para participar do Programa. No Deputado por um Dia, estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas atuam como deputados ao longo do dia e votam projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante. Cada escola sorteada elaborou um projeto de lei que foi discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária deste dia 13 de agosto, na sede da Assembleia Legislativa do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário