Páginas

domingo, 5 de agosto de 2018

Estudantes do programa De Olho no Futuro selecionados para o Jovem Aprendiz

A entrada dos jovens no mercado de trabalho é um desafio, mas que costuma recompensar no futuro: os profissionais mais bem-sucedidos são aqueles que iniciam cedo em suas áreas. Para estudantes de Campo Bom, uma oportunidade extra de entrar em contato com o mundo do trabalho está sendo oferecida aos estudantes que fizeram parte do programa De Olho no Futuro.
Mais de 30 estudantes que apresentaram os melhores planos de negócio na edição 2017 do De Olho no Futuro foram premiados com bolsas do programa Jovem Aprendiz. Os estudantes poderão participar de um estágio que tem o objetivo de complementar o aprendizado recebido em sala de aula e treinar o futuro profissional.
O programa Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal criado com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país. O curso terá a carga horária de 800 horas, abrangendo as funções administrativas, rotinas do sistema de recursos humanos, sistema financeiro, área comercial de forma teórica, que serão executados no decorrer do estágio. Os alunos farão estágio remunerado como assistentes administrativos, e terão a possibilidade de serem efetivados após o período do estágio.

Como funciona o De Olho no Futuro

O De Olho no Futuro atende alunos do 6° ao 9° ano, orientando os jovens para o mercado de trabalho, proporcionando palestras e oficinas profissionalizantes no contraturno escolar. A ação foi implementada em 2017 pela Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Feevale, Sebrae, Senai, Sindicato dos Sapateiros, Arezzo e GetNet.
Em 2017 os estudantes do 8° e 9° ano participaram do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) que faz parte do De Olho no Futuro. Durante o Jepp, os alunos do 9° ano desenvolveram a metodologia com tema “Novas Ideias, Grandes Negócios”, e tiveram que criar ou melhorar um produto ou serviço, e foram apresentados e/ou comercializados durante um semestre e durante a feira Jovem Empreendedor.
Esses estudantes foram avaliados por uma comissão e os melhores planos de negócio foram premiados com aproximadamente 30 bolsas do programa Jovem Aprendiz. A ação estimula alunos do ensino fundamental a desenvolverem características empreendedoras através de atividades práticas, em sala de aula e fora, que simularam a gestão de um negócio, desde a confecção dos produtos até a comercialização deles.
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário