Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Farmacêuticos em Ação: encontro para falar sobre saúde alimentar

Terça-feira, 7, foi dia de falar sobre alimentação saudável e os riscos de um consumo exagerado de açúcar. O encontro ocorreu na parte da tarde, no CRAS do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Operária. O evento reuniu participantes dos grupos de acompanhamento do programa Farmacêuticos em Ação, projeto desenvolvido pelo coordenador da Farmácia Básica Municipal de Campo Bom, o farmacêutico Fabrício Correia Marques, em parceria com a primeira-dama, a farmacêutica Kátia Orsi.
Os encontros são quinzenais e têm o objetivo de orientar sobre uma alimentação balanceada e diminuição de açúcar, procurando a prevenção do diabetes. No encontro desta terça-feira, a nutricionista Daiane Laís Weber, da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma oficina sobre receitas saudáveis. Além de aprenderem e degustarem um delicioso e saudável sorvete de frutas, os participantes aprenderam a dar preferência para frutas e legumes no cardápio.
O diabetes é uma doença silenciosa que não tratada pode acarretar sérios danos à saúde do portador e em casos mais graves de avanço da doença, pode ser fatal. De acordo com a Sociedade Brasileira do Diabetes, estudos recentes evidenciam que a contribuição de membros da família de crianças, adolescentes, adultos ou idosos com diabetes podem contribuir com a melhora do controle glicêmico e o gerenciamento do diabetes.
Sendo assim, uma alimentação saudável deve incluir a família inteira, o que não significa deixar de comer o que se gosta, mas a quantidade do que se come pode ser determinante no controle da glicemia.
A nutricionista Daiane dá um exemplo de como o excesso de açúcar no sangue pode agir no corpo humano. “Imagine você pegar uma porção de açúcar e colocar em suas mãos e depois esfregar uma na outra, o açúcar terá um papel de esfoliante. Agora se um pouquinho de açúcar pode esfoliar a sua pele, o que ele não faz com suas veias que são fininhas?", ressalta a nutricionista.
Foto: Patricia Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário