Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2018

Projeto Wisp: A border collie que leva sorrisos aos Pcds

A pet terapia ou terapia assistida com animais, tem levado muitos benefícios à saúde emocional e física das pessoas, seja em lares de idosos, hospitais, bem como na terapia voltada à pessoas com algum tipo de deficiência. Um exemplo disso pode ser visto em Campo Bom, onde uma simpática border collie tem transformado a vida de usuários do Centro de Referência e Assistência Social (Cras).
O projeto, que tem transformado a vida de muitas pessoas assistidas pelo Cras da cidade, teve início no final de outubro de 2017, quando a cachorra Wisp, de 4 anos de idade, esteve com sua dona, a Assistente Social Gabriela Krug do Cras Centro de Campo Bom, para uma primeira visita. Desde então, Wisp tem levado interação e alegria aos usuários do Cras.
Para Angelina Marcanzoni, Coordenadora do Cras, receber essa proposta de trabalhar com o cão junto com os Pcds (Pessoas com Deficiência), é visualizar uma nova possibilidade de trabalho e de movimento. Como o caso do usuário Inácio Gachoroski de 62 anos. “Nós temos percebido um desenvolvimento, principalmente de fala, ele era muito limitado, não se movimentava, não se expressava muito. Hoje nós podemos visualizar o Inácio se comunicando com a Gabriela e também interagindo com a Wisp” afirma Angelina.
A border collie foi adestrada desde filhote em um canil especializado em Portão, onde foi preparada para esse tipo de trabalho. Uma vez por mês, a presença dela no Cras é esperada com bastante entusiasmo. “A gente percebe a alegria deles, a comunicação. Alguns que tinham alguma dificuldade de se comunicar, de mostrar seus sentimentos, quando a Wisp chega, eles já sorriem, já querem dar carinho, abraçar ela. A gente percebe que eles mostram mais afetividade quando ela está presente”, diz Gabriela Krug, assistente social e dona da Wisp.
Na terça-feira (20), Gabriela, juntamente com a Angelina, entregaram uma lembrancinha personalizada em agradecimento ao prefeito Luciano Orsi, ao vice-prefeito José Roberto dos Santos e ao Secretário Eduardo Assmann da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh), pelo apoio em receber esse projeto. “Era um sonho que eu tinha, a bastante tempo, então eu quero agradecer a Administração por ter nos dado essa oportunidade”, diz Grabriela. Na mesma tarde, a Wisp fez sua visita ao CRAS vestida de coelhinha, fez alguns truques e recebeu o carinho de todos.
Foto: Patricia Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário