Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2018

Campo Bom contemplado com o projeto Seleções do Futuro

Iniciativa do Ministério do Esporte destinará mais de R$ 500 mil para beneficiar cerca de 400 crianças e adolescente

O município de Campo Bom receberá uma verba de R$ 501.384,84 do Ministério do Esporte para a implantação de três núcleos do projeto Seleções do Futuro. A iniciativa beneficiará 420 jovens, entre crianças de 6 anos até adolescentes de 17 anos, com aulas diárias de futebol de campo. A implantação será feita em parceria com Governo do Estado, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e  a metodologia utilizada nas atividades será da CBF Social.
O Seleções do Futuro tem como objetivo democratizar a prática do futebol de base, com a finalidade de promover o desenvolvimento da modalidade entre jovens de 6 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino, prioritariamente matriculados nas escolas públicas. O projeto ainda visa trabalhar o aperfeiçoamento dos fundamentos básicos do futebol de forma global, com aproximação de questões técnicas, elevação da consciência do grupo sobre as atividades desenvolvidas durante o treinamento.
“Esse projeto permitirá expandirmos o trabalho que já realizamos com nossos jovens, principalmente através do programa Acolher, onde já temos oficinas de futebol de campo. Iremos atender essas crianças e adolescentes, priorizando àquelas que fazem parte do Acolher, oferecendo-lhes atividades esportivas, no turno oposto às aulas, num ambiente de respeito e cooperação mútua, desenvolvendo habilidades, valores e posturas que contribuem para o crescimento saudável e para a formação da cidadania”, define o prefeito Luciano Orsi.
Cada núcleo será composto por no máximo 200 crianças e adolescentes, com atividades desenvolvidas no contra turno escolar. Serão assegurados treinamentos com frequência mínima de duas vezes na semana, com no mínimo de 90 minutos diários e em dias alternados a cada beneficiado. O projeto atenderá aproximadamente 420 pessoas, divididos em 3 núcleos, quer irão abranger os Bairros Aurora, Quatro Colônias e 25 de Julho. O projeto contará com todo material, composto de 60 itens para implementação do projeto, entre eles kits de treino, chuteira para futebol de campo, agasalhos, uniformes de jogos, bolas, entre outros.
Segundo a titular da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), Simone Schneider, o projeto irá contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras dos beneficiados, no intuito de melhorar o desempenho esportivo na modalidade futebol. “Iremos desenvolver ações no sentido de colaborar para a formação e qualidade de vida, autoestima, convívio, integração social e saúde dos participantes. Tão logo os recursos sejam liberados pelo Governo Federal iremos implementar o projeto, informando o cronograma das aulas e as formas de inscrição”, explica a secretária.

O programa Acolher

O Seleções do Futuro irá se somar ao Acolher, uma ação que engloba turmas de futsal, basquete, handebol, futebol de campo, judô e xadrez. O projeto é desenvolvido em 25 espaços esportivos, e atende cerca de 2.000 estudantes no contraturno escolar. A iniciativa da Smec promove atividades que visam aperfeiçoar as habilidades dos estudantes, explorando seus potenciais cognitivos, esportivos e criativos, fortalecendo valores e atitudes que contribuam para um crescimento harmônico e a formação da cidadania do jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário