Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2018

Importância da prevenção do câncer do colo de útero

Bastante comum em pacientes jovens, o câncer de colo de útero se desenvolve a partir de uma pequena inflamação na parte mais baixa do órgão. Dados do Instituto Nacional de Câncer indicam que o câncer de colo de útero é o terceiro que mais afeta as mulheres no mundo. Segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Bom, Suzana Ambros Pereira, o principal causador da doença é o HPV, vírus sexualmente transmissível que atinge a pele e a mucosa de diversas partes do corpo, principalmente os órgãos sexuais. “Também há outros fatores de risco, como a paciente já ter contraído outras doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HIV, hábitos como o tabagismo e alterações na vulva que podem desencadear o câncer de colo de útero. Mas a grande parte dos casos é relacionada ao HPV mesmo”, define a secretária.
Sábado especial de atendimento à mulher
Suzana ressalta que todo um trabalho de prevenção ao câncer de colo de útero é promovido pela SMS ao longo do ano, principalmente através do exame de coleta de pré-câncer, que é realizado em todas as unidades de saúde. Esse mês, em celebração ao Dia da Mulher, esse trabalho será intensificado e, ao longo do mês, cada unidade de saúde municipal terá um dia em que ficará aberta até as 20h para atendimento exclusivo das mulheres (confira cronograma abaixo). Já no dia 24, sábado, 13 unidades básicas de saúde e o Centro Materno Infantil, estarão abertas das 8h às 12h, para atendimento à mulher com coleta de pré-câncer, solicitação de mamografia, atualização de carteira vacinal (mulher e filhos) e realização de testes rápidos.
Vacina contra o HPV
Além do exame de coleta de pré-câncer, que realmente identifica as mais sutis alterações celulares que podem evoluir para um tumor, a vacina contra o HPV é uma importante medida de prevenção. Para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 13 anos, o imunizante é disponibilizado gratuitamente nas unidades básicas de saúde do município. A vacina previne também as mulheres contra as verrugas genitais, que são a principal manifestação do HPV.
Outra ação importante para a promoção da saúde da mulher é o encaminhamento das mulheres para realização de exames de mamografias promovido pela SMS. Só em 2017 foram realizados mais de 3.500 exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário