Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2018

Pacientes que faltam às consultas de mamografia prejudicam a comunidade

Na contramão das iniciativas e procedimentos promovidos pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tornam a saúde em Campo Bom mais humanizada e eficaz, está o alto índice de falta dos pacientes às consultas e marcações de exames agendados. O assunto preocupa a Secretaria Municipal da Saúde, principalmente no que se refere à questão dos exames de mamografia.
Em 2017 foram agendadas 3.811 consultas de mamografia e 306 destas pacientes estiveram faltosas ao compromisso que assegura um exame essencial para a saúde das mulheres. “Isso é muito grave, pois, é uma negligência com a própria saúde e ainda despende valorosos recursos públicos. Além da paciente faltosa não receber o atendimento, ou precisar ser reagendada, a situação ainda prejudica a oportunidade para outra pessoa que também necessita da consulta”, salienta a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira.
Segundo Suzana, a mamografia é o exame mais importante para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Conforme dados informados pelo Portal do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e mata cerca de 40 mulheres por dia. A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). O exame deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos, a partir dos 35 anos em caso de histórico familiar ou ainda segundo recomendação médica.
Outro fator importante destacado pela SMS é que devesse manter os dados cadastrais atualizados do Cartão SUS, para facilitar a localização das pacientes. Por isso, caso a paciente mude de endereço ou de número de telefone, os mesmos devem ser atualizados junto ao protocolo da saúde, no Centro Administrativo.

Como encaminhar o exame

O exame pode ser encaminhado a partir de atendimento numa Unidade Básica de Saúde que repassa ao Centro Materno Infantil a necessidade do exame, que o agenda junto ao hospital. Os resultados dos exames são entregues nos postos de saúde e, caso apresentem alguma alteração, são encaminhados à consulta com um especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário