Páginas

terça-feira, 13 de março de 2018

Prefeitura oferece sessões de hidroterapia e leva qualidade de vida para pacientes

A hidroterapia é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina para acelerar a recuperação de pacientes. Em Campo Bom, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece sessões de hidroterapia na piscina do Complexo Esportivo CEI para pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. São cerca de 320 campo-bonenses que participam das atividades realizados com o acompanhamento de uma fisioterapeuta e que utilizam os benefícios da água na prevenção e tratamento de patologias.
Pacientes como José Luis Kierch, de 44 anos, que sofreu um AVC há 10 anos e que iniciou a hidroterapia no final de 2017, pouco depois da Prefeitura promover a reforma da piscina e retomar as atividades no local que se encontrava desativado há mais de um ano e meio. “Tenho me sentido muito melhor depois que comecei a hidro, tanto que já comecei a dar alguns passos sozinho. Acredito que poderia já estar bem melhor se tivesse começado antes”, conta.
A titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, fala da importância das atividades que ocorrem na piscina semiolímpica e térmica do CEI. “Na hidroterapia é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo em que se mantêm a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões em outros locais do corpo. Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor”, explica a secretária.
Os pacientes vêm apresentando um ótimo desempenho durante as atividades, como: a melhora da amplitude de movimento, fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio e coordenação motora e, principalmente, com as atividades é possível proporcionar um maior relaxamento muscular, aliviando as dores musculares e articulares.

Saiba mais

Os cerca de 320 campo-bonenses que praticam hidroterapia na piscina do CEI têm aulas uma vez por semana, durante 45 minutos, nas segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã. A piscina também abriga atividades de hidroginástica para as unidades de saúde (segunda, quarta e sextas-feiras à tarde), contando com cerca de 170 alunos, divididos em 15 grupos, sempre sob orientação de um profissional de educação física. As atividades são exclusivas para moradores da cidade, que podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência em busca de mais informações e encaminhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário