Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2018

Curso de Compostagem do Projeto Floração Hortas Urbanas teve sua primeira turma

O primeiro curso de compostagem do Projeto Floração Hortas Urbanas, realizado na sede do Floração, reuniu 30 alunos de diferentes idades que aprenderam a fazer uma compostagem orgânica, debateram a problemática do lixo e conheceram soluções práticas para diminuir o impacto ambiental dos resíduos orgânicos. A ação, que ocorreu na manhã do sábado, 24, foi oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
Os participantes passaram por uma aula teórica e prática sobre as diferentes formas de compostagem feitas no espaço Floração e replicáveis a nível doméstico. Quem participou do curso pode confeccionar e levar para casa um minhocário para compostar seus resíduos orgânicos, feito de bombona de água mineral reciclado, acompanhado de minhocas californianas para iniciar a compostagem doméstica. Nesta primeira edição do curso, alunos da Escola de Educação Integrada CEI, também estiveram presentes.
O curso ministrado pelo biólogo Jeferson Timm e pela gestora ambiental Danusa Lobo, mostrou de forma didática, como inserir e aplicar a compostagem na prática do dia-a-dia, como a compostagem em leiras, pequenas composteiras e minhocários, ideais para pequenas quantidades de resíduos e apartamentos.
Segundo o titular da Sema, João Flávio, o curso pode ser considerado um sucesso, já que o objetivo foi alcançado plenamente. "Nossa intenção era de engajar a comunidade campo-bonense em uma ação conjunta de conscientização de como gerenciar de forma ecologicamente correta seus resíduos orgânicos por meio da compostagem", afirma o secretário.
Em breve a Sema deve divulgar as próximas turmas de compostagem. Mais informações: 3598-  8600 (Sema), ramal 8643 ou por e-mail sema@campobom.rs.gov.br.
Foto: Handrey de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário