Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2018

Garantidos recursos para ampliação do acervo da Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Nicolau Orth será contemplada com recursos do Concurso Mais Cultura/Biblioteca Viva RS, uma ação do Governo do Estado para modernização de bibliotecas públicas municipais do Estado. Entre os 56 municípios inscritos para o concurso e os 26 que foram habilitados, a Biblioteca de Campo Bom ficou em 5° lugar. A cidade receberá com esse projeto R$ 55 mil em recursos do Estado, que serão gastos na ampliação do acervo de livros, aquisição de mobiliário, equipamentos de informática e audiovisual, além da ampliação e implantação de novos projetos de leitura. O município entrará com contrapartida de R$13.750.
O projeto prevê a aquisição de 700 novos exemplares de livros para o acervo da biblioteca. Entre as obras que deverão ser adquiridas estão livros de diferentes gêneros, com literatura de autores brasileiros, gaúchos, latino americanos e universais, aumentando o acervo de aproximadamente 21 mil obras que a Biblioteca já possui.
Ainda devem ser adquiridos novas estantes de livros, 5 computadores, projetor multimídia, impressora, notebook, puffs, mesas infantis e cadeiras, entre outros. Parte destes recursos também devem ser utilizado na ampliação e desenvolvimento de projetos de incentivo à leitura. Alguns projetos que já são desenvolvidos pela Biblioteca, como a Parada do Leiturino e a Hora do Conto, serão ampliados.
Para a secretária de Educação e Cultura, Simone  Schneider, esse aporte de recursos para aquisição de livros, materiais e ampliação de projetos, incentivará ainda mais a leitura na cidade. “A Biblioteca é um aparelho de disseminação de cultura e de conhecimento e essa verba é muito importante para viabilizar que a leitura chegue para ainda mais pessoas, tanto estudantes como para a comunidade em geral”.

Saiba mais sobre a Biblioteca

Localizada no Complexo Cultural Cei, a Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Nicolau Orth é uma referência de leitura na cidade, e uma das mais completas bibliotecas públicas da região. A Biblioteca conta com um acervo de 21 mil obras nos mais diversos formatos, como livros, dvd’s e periódicos, que estão à disposição da comunidade, além de edições de jornais e revistas.
Só em 2017 foram mais de 2 mil obras que foram “devoradas” por leitores. Para isso, o espaço conta com um extenso acervo, dividido em seis setores para agradar leitores de todas as idades: infantil, juvenil, geral, climático e outros dois com materiais especiais como livros em áudio e em braile, inclusive com a Bíblia completa, sendo referência no Estado. A Biblioteca também dispõe de uma moderna estação de trabalho com computadores conectados à internet, sala de audiovisual e espaço para pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário